domingo, 18 de outubro de 2015

Família Guerreiro


Notícias da Família





Timor Leste, Outubro de 2015


Pensamento

Texto Bíblico: Filipenses 1.27
Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica”.

Existe um texto que diz como são belos os pés daqueles que anunciam o Evangelho (Isaías 52.7). Como são privilegiados aqueles que são chamados a saírem de suas terras, deixarem sua nação, família e viverem para anunciar o Evangelho para aqueles que ainda não O conhecem.

Paulo incentiva isso na carta aos filipenses e os instiga a viverem como cidadãos exemplares, a viverem como cidadãos que sejam exemplos a serem seguidos, não importando o quanto sofram, pois o importante é anunciar a Cristo e esse crucificado por nossos pecados, e não apenas crucificado, mas também ressurreto e assim a vida plena e a salvação chegam a todos os que ouvem sua mensagem.


Sobre Nós
Bem já tem dois meses que chegamos ao Timor Leste voltando do Brasil. Honestamente já nos parece muito mais tempo, e temos trabalhado muito. Também temos sempre separado um tempo para o dia da família, pois entendemos que precisamos de um tempo para nós. Nesse dia saímos juntos, vamos à praia, levamos o João Pedro para brincar no parque, assistimos a algum filme ou desenho com ele na televisão, visitamos alguns amigos. E isso tem nos feito bem. Aprendemos que, de vez em quando, precisamos pisar no freio para que a saúde física, espiritual e emocional caminhem bem.

O João Pedro, graças a Deus, se readaptou bem à escola, e também às atividades que temos realizado aqui no Timor Leste. No mês de setembro foi o aniversário de 7 anos dele e ficamos felizes pelas imensas demonstrações de carinho que muitos deram a ele. Mesmo sem uma festa de “verdade” foi um dia muito feliz para ele e para nós também.

O mês de setembro tem um significado especial para nós, pois no dia 8 de setembro de 2007 eu e Sandra nos casamos e completamos nesse ano oito anos de casados! Somos gratos a Deus por sua bênção e companhia durante esse tempo.

Nós, eu e Sandra, iniciamos os estudos da língua Mambae, língua materna da região de Ermera e de mais alguns outros distritos (estados). Essa também é a língua de Kamael Foun. Para podermos alcançar a todos precisamos falar a língua deles.

Atividades

Bem, desde nosso retorno ao Timor Leste, fomos nos readaptando à vida missionária e a  todas  atividades que temos desenvolvido por aqui.  De algumas dessas atividades tivemos que abrir mão; primeiro, pela questão de podermos dedicar mais tempo de qualidade à Igreja Batista Nasional Kamael Foun, e também, em alguns casos, por não haver interesse dos locais em continuar.

A aula de Língua Portuguesa aos alunos do curso de Agricultura, na universidade nacional, teve que parar. Também paramos como curso de Língua Portuguesa na Aldeia de Kakaulidun mas, nesse caso, foi por termos perdido o espaço, que já era provisório. Onde as demais crianças se reuniam com a Sandra foi construída uma casa, daí pesamos na balança e o espaço que, antes era usado para as aulas, hoje está com as crianças. As adolescentes não ficaram desamparadas, a Sandra iniciou com elas, que são quatro, um curso de pintura em tecido que está sendo feito nas tardes de sexta-feira em nossa casa. Assim, junto com esse curso a Sandra, tem separado um tempo para fazer um discipulado com essas meninas, e o resultado está começando a aparecer e glorificamos a Deus por isso.

Como as funções pastorais requerem uma atenção especial a cada ovelha do rebanho que o Senhor tem nos confiado, iniciamos nas quintas-feiras, à noite, junto com o casal Davi e Débora, que são de Portugal e tem nos ajudado em Kamael Foun todos os domingos com o louvor e no trabalho com as crianças, uma série de estudos Bíblicos indutivos em português. Isso para assisti-los melhor e, em conjunto, sermos alimentados espiritualmente, pois não podemos dar aquilo que não temos. Tem sido um tempo muito bom e oramos para que possamos começar a alcançar mais falantes da Língua Portuguesa nessa reunião.

Em Kamael Foun, retornamos com gás total! Ficamos muito alegres com o trabalho que durante o tempo que estivemos no Brasil foi realizado pelo casal Duarte e Ana. Hoje eles estão trabalhando com força total e se preparando para serem os futuros pastores da igreja. Iniciamos também, nesse retorno, o discipulado com alguns membros da Aldeia e assim todas as sextas-feiras, à noite, eu tenho ido a Kamael Foun à casa do senhor José ministrar os estudos da revista “ Passo a Passo com Cristo” que nos foram gentilmente doadas pela LERBAN. É uma alegria insondável ver como esses estudos têm transformado a vida dos que tem participado desse estudo Bíblico. É muito gratificante ver como a Palavra de Deus tem gerado mudanças na vida do nosso povo na montanha.

Agora estamos em oração e clamando a Deus por ajuda para construirmos o prédio da igreja, pois temos, com urgência, necessitado de um local para nossas reuniões e também de termos um local mais apropriado para nossas crianças. Recebemos uma pequena oferta que nos possibilitou a compra de parte dos materiais, porém ainda nos falta um pouco de material e também o valor da mão de obra.

Em Kakaulidun seguimos firmes no trabalho com as crianças e cremos que, em breve, o Espírito Santo de Deus começará uma grande obra de Salvação naquela aldeia.

Na Igreja Batista Manancial todas as quartas-feiras tenho ministrado um estudo Bíblico e a Sandra iniciou um novo treinamento com os professores da área infantil da igreja.

No mês de setembro eu, em uma parceria com a Cristian Vision, passei a lecionar aulas de teologia num curso básico que eles estão oferecendo aos seus obreiros locais. E a convite dessa mesma organização, no final do mês de outubro, estarei indo com o líder da região Timor e Sul da Indonésia para uma visita à ilha da Papua da Indonésia para analisar as condições e juntos vermos como eles podem desenvolver algum trabalho social naquela ilha como ferramenta para alcançar as pessoas locais.

Motivos de Agradecimento


  • Pelo nosso retorno ao campo e por tudo ter corrido bem.
  • Pelo cuidado de Deus em nossas vidas.
  • Pela forma como o trabalho se desenvolveu em Kamael Foun.
  • Pelo aniversário de 7 anos do João Pedro no dia 9 de setembro.
  • Pelo aniversário de nossos 8 anos de casamento.



Pedidos de Oração

  • Por nossas finanças: Com essa crise no Brasil e a alta expressiva do dólar tivemos uma perda significativa em nosso sustento.
  • Pelos trabalhos que temos realizado na Igreja Batista Manancial, na Aldeia de Kamael Foun e Kakaulidun.
  • Por nossa saúde física para que o Senhor nos fortaleça e nos dê vigor físico e espiritual.
  • Pelo avanço missionário da JAMI no Timor Leste, para que Deus desperte mais vocacionados para estarem juntos conosco nessa nação.
  • Pela JAMI, nossa agência de missão, e seus missionários espalhados no mundo pregando o evangelho de Cristo.



 Em Cristo:
Pastor José Guerreiro Jr; Miss. Sandra Guerreiro
João Pedro
Missionários da JAMI-CBN 


Postagens populares