sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Carta Informativa - Guerreiro e Sandra - Setembro de 2014

Notícias do Timor Leste

Missionários: 
Guerreiro, Sandra e João Pedro

Email: joseguerreiro1973@gmail.com
sandras2guerreiro@gmail.com

Facebook: José Guerreiro Junior 
                 Sandra Guerreiro

Díli, Setembro de 2014

“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. (Hb 4. 14-16)

Pensamento

Jesus, homem, Deus, Salvador, o Filho de Deus que foi enviado à terra para ser como os homens e assim padecer e sofrer tudo o que sofremos, pois em nada Ele foi diferente de nós, senão por um único detalhe, Ele nunca pecou!

E isso é que faz d’Ele tudo o que é para nós, Ele não pecou, e por isso Ele é o nosso Sumo Sacerdote. Deu sua vida para que, por meio dela, o Seu rebanho fosse conduzido em paz, graça e alegria à Salvação eterna que há em Seu nome. 

A graça é o de que precisamos hoje, para continuarmos firmes e sabedores de que por ela temos a certeza da provisão para a vida eterna, no céu, ao lado de nosso amado Salvador. Pois pela graça, e tão somente por ela, é que somos salvos. Então nos apeguemos a ela, a graça, que é Jesus Cristo, o Filho de Deus. 

Sobre Nós

Tem sido um tempo muito bom esse que temos vivido aqui no Timor Leste. A cada dia tem aumentado nosso carinho e amor pelo povo timorense e assim temos aumentado nossa amizade e o nosso ciclo de amigos e pessoas com as quais nos relacionamos.

O João Pedro só tem crescido e nesse mês de Setembro, no dia 9, ele estará completando seis anos. Nossa como o tempo passa rápido! Aqui é um lugar que ele adora pois tem liberdade para brincar, e gosta muito quando vamos aos nossos trabalhos tanto em Kmail Foun como em Kakaulidun. Nesses locais ele já tem vários amigos e os meninos adoram quando ele vai e como ele já fala muito bem o Tétum, ele se faz.

Sandra tem estado bem atarefada pois, no mês de Agosto, a Igreja realizou o primeiro acampamento com as crianças e foi um grande desafio mas ela, com seu empenho e capacidade e criatividade, conseguiu fazer tudo muito bem feito.

Eu, Guerreiro, tenho caminhado bem também e, graças a Deus, estamos tanto como família e como indivíduos experimentado a boa porção daquilo que Deus tem para nós.

A cada ciclo de nossa vida aqui temos visto Deus abrindo as portas para algo novo e constantemente nos sentimos desafiados e isso é bom. Vemos o cuidado de Deus em nos ensinar e nos mostrar o Seu amor por esse povo que tanto necessita de uma demonstração de carinho e afeto.

Somos gratos pelo privilégio de viver esse tempo; somos gratos pois Deus tem nos usado a cada um de nós de forma específica.

Atividades

Nesses meses de Junho, Julho e Agosto tivemos muito trabalho, graças a Deus.


Na Igreja Batista Manancial temos seguido com temos planejado, ensinado e ministrado a Palavra de Deus aos membros, e assim fazendo com que eles cresçam na graça e conhecimento de sua Palavra. Sendo assim a Sandra tem focado, nas aulas e no culto das crianças, uma vida cristã com principios e fundamentos bíblicos. Com adultos temos trabalhado na Escola Bíblica, bem como nas ministrações, os valores e princípios da vida cristã, buscando assim fazer com que eles entendam e vivam a cultura do reino de Deus, para que eles vivam o melhor que Deus tem para cada um deles. Isso porque tanto os costumes e a cultura animista aqui são muito fortes e impregnados na vida do povo, mas a graça de Deus sempre triunfa e temos visto isso acontecer na vida deles. Já na quarta-feira temos focado no Estudo Bíblico do Antigo Testamento, temos a cada quarta-feira estudado o panorama de cada livro. Isso tem sido muito bom para nossos membros pois devido à dificuldade de não haver uma Bíblia em sua língua muitos até leem, porém, não têm a correta compreensão do que está lendo.
Em Kmail Foun tivemos alguns problemas nesse tempo mas algo que já foi resolvido e estamos voltando a caminhar bem ali, e estamos firmes no propósito de muito breve começar a construção do nosso Templo ali. As pessoas dessa aldeia, que têm caminhado junto conosco, nesse mês de Setembro iniciarão o discipulado para podermos batizá-las e oficializar todo  o trabalho.

Em Kakaulidun temos nos alegrado muito pois é um prazer enorme poder ver o que Deus tem feito ali. As crianças ficam ansiosas para chegar o domingo e poderem ouvir uma história, cantar, dançar, e as mães para aprenderem o português, sim, porque iniciamos uma classe ali com os adultos, e assim, aos poucos, eles vão confiando e se abrindo para que possamos lhes falar das boas novas. Temos fé que nessa aldeia nascerá uma boa, forte e sólida igreja.

No mês de Julho fomos convidados, Eu e Sandra, pelos alunos do curso de agricultura da UNTL (univesidade nacional) para podermos ensinar-lhes a língua portuguesa.

Entre os dias 21 a 23 de Agosto realizamos o primeiro acampamento com as crianças da Igreja Batista Manancial em parceria com a Missão Quadrangular no Timor Leste. Tivemos a presença de 110 crianças e foi muito bom poder ver essas crianças sendo tocadas pelo poder e pelo grande amor de Deus.

Curiosidades da Cultura

Aqui no Timor Leste uma das maneiras mais tradicionais para se comprar alimentos, frescos ou não, é na feira (ou mercado com eles chamam aqui). 

O mais tradicional aqui em Dili é o mercado de Taibessi, que é onde fica a escola do João Pedro. Nesse mercado você pode comprar - e encontra - de tudo, tudo mesmo. Você pode comprar roupas usadas, sapatos, arroz, feijão, carne, verdura, legumes, frutas, pão, bebidas e até alimentos em conserva e animais vivos. Aqui tem de tudo.

É interessante poder dar uma volta pelo mercado, pois é uma área bem grande onde cada um tem sua barraca e é dessa barraca que, na maioria das vezes, é que sai o sustento para toda a família, ou seja, eles vivem do que conseguem vender nessas barracas.

Outro ponto muito interessante no mercado do Taibessi é você observar que muitos comerciantes vêm dos distritos para fazerem as compras para abastecer seu Quiosque, que é o local onde eles vendem de tudo também mas nos distritos, nas vilas e aldeias. O curioso é que eles compram só de quem ou é do seu distrito ou quem, pelo menos, fale sua língua materna. É uma forma curiosa e interessante, pois isso garante com que todas as barracas, que são mais de 1000, consigam vender seus produtos. 

Esse é o nosso Timor, vivendo e aprendendo sobre a cultura!

Agradecimentos

Somos gratos a Deus pela oportunidade de podermos estar no Timor Leste colaborando para a expansão e crescimento do reino de Deus aqui.

Queremos agradecer a cada igreja e a cada pessoa que tem nos apioado nesse projeto, pois sem suas orações e ofertas não conseguiríamos fazer nada por aqui. Sabemos que cada vitória que temos aqui é parte de um trabalho em equipe que começa com as orações e o apoio de vocês. Nós somos apenas aqueles que estão na linha de frente, e é importante sabermos que a retaguarda está muito bem protegida por cada um de vocês. Por isso muito obrigado por cada oração, muito obrigado por cada oferta, e muito obrigado por confiar em nós.

Queremos agradecer a Deus por nossa igreja enviadora - a PIBB- que nesse mês de Setembro completará 57 anos. Parabéns à nossa amada igreja.

Queremos agradecer também a IBNVM—Igreja Batista Nacional de Vila Maria - que levantou uma oferta especial para nos abençoar. Em breve estaremos contando e mostrando essa bênção.

Muito obrigado à nossa Junta de Missões pelo apoio e paciência com que tem nos ajudado aqui, muito obrigado pastor Ronald e irmã Cecília.

Por fim agradecemos a Deus porque nesse mês de Setembro, precisamente no dia 9, o João Pedro completará 06 anos 
de vida e quem conhece sua história sabe do milagre que aconteceu na vida dele. Por isso e muito mais agradecemos ao Senhor da vida. Também agradecemos a Deus pois no dia 8 de Setembro estaremos completando 07 anos de casados.

Deus abençoe a todos!

Outros Motivos de Agradecimentos

• Pelas atividades que temos realizado aqui na igreja, em Kmail Foun e Kakaulidun;
• Pelo acampamento das crianças que foi uma bênção.
• Por nossa saúde e pelo apoio que temos recebido das igrejas no Brasil.

Pedidos de Oração

• Por nossas finanças: Para que em tudo possamos ser supridos aqui pois com as novas frentes de trabalho também aumentam um pouco nossos gastos.
• Pelos trabalhos que temos realizado na Igreja Batista Manancial, na Aldeia de Kmail Foun e Kakaulidun e por nossos alunos da UNTL.
• Para que Deus possa nos usar com poder e autoridade nessa nação, e que as pessoas queiram receber a Jesus em suas vidas, ore por conversões.
• Por nossa saúde física: para que o Senhor nos fortaleça e nos dê vigor físico e espiritual. 
• Pela JAMI, nossa agência de missão, e seus missionários espalhados no mundo pregando o evangelho de Cristo.


JAMI/CBN
Timor Leste
Missionários:
José Guerreiro Jr., Sandra e João Pedro.

Postagens populares